RPR Corado – Laborclin

Antígeno pronto para uso e estabilizado para a triagem sorológica da sífilis.

 

O Treponema pallidum, agente causador da sífilis, induz o organismo a formar dois tipos de anticorpos, os não treponêmicos ou reaginas (inespecíficos) e os treponêmicos (específicos). O teste VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) desenvolvido por Harris,Rosenberg e Riedel na década de 40 é capaz de detectar anticorpos inespecíficos ou reaginas, presentes no soro de pacientes com infecção sifilítica, o que permite seu emprego em larga escala como prova de triagem sorológica para sífilis. O RPR CORADO (Rapid Plasm Reagin) consiste em uma suspensão de VDRL estabilizada e pronta para uso, que emprega como amostra soro não inativado ou plasma. A leitura final da prova é a olho nu, dispensando-se o uso do microscópio.

A maior importância clínica na reação de VDRL e seus derivados como o RPR CORADO, estão na triagem sorológica da sífilis, já que à exceção da fase imediata ao contágio, as demais fases da sífilis produzem reaginas. Uma vez que outras patologias podem induzir a formação de reaginas, toda e qualquer amostra reagente ao VDRL deve ser submetida à pesquisa de anticorpos treponêmicos (específicos) tal como a prova do FTA-Abs, antes de se confirmar o diagnóstico sorológico da sífilis.

Amostra
Como a lipemia pode interferir na reação, recomenda-se a coleta da amostra após um jejum de cerca de 8-12h.

Tipos de amostra
- Soro: usar soro recém-coletado separado o mais rapidamente possível após a coleta, sem hemólise e não lipêmico.
-Plasma: usar plasma recém coletado (EDTA), separado o mais rapidamente possível após a coleta, isento de hemólise e lipemia.

Não se deve congelar ou aquecer o plasma.
- LCR: usar LCR isento de contaminações e centrifugado antes da análise (não devendo ser aquecido ou inativado).

Reagentes
- Antígeno RPR-CORADO: suspensão antigênica constituída por uma mistura de cardiolipina, lecitina e colesterol, estabilizada em tampão  colina e corada com vermelho de toluidina. A suspensão é estável até a data indicada em rótulo, desde que conservada em geladeira (2-8oC)   e isenta de contaminantes;

- Controle RPR Positivo: Soro humano reagente ao RPR-CORADO;
- Controle RPR Negativo: Soro humano não reagente ao RPR-CORADO.

 

(21)  2225-7075

Rua Itapiru, 1473

Catumbi

Rio de Janeiro - RJ

  • Facebook App Icon
  • YouTube Classic
  • Google+ App Icon