Ágar Salmonella cromogênico –Laborclin 

Produto para Análise de Alimentos

Meio de cultura destinado ao cultivo, contagem e identificação presuntiva de bactérias do gênero Salmonella em amostras diversas.

Os meios tradicionais para isolamento de Salmonella, baseiam-se em provas bioquímicas especialmente ligadas à detecção da produção de H2S e eventualmente associando a fermentação de açúcares. A proposta do Salmonella Cromogênico é a identificação presuntiva do gênero Salmonella através do uso de cromogênios específicos agregados a formulação do meio.

Importância
A identificação presuntiva precoce do gênero Salmonella em amostras clínicas e outras como de alimentos, é de vital importância para a saúde pública, uma vez que este tipo de patógeno é uma das principais causas de doenças diarréicas, permitindo a adoção de medidas precoces até a identificação definitiva.

Amostra
As amostras constituem de materiais clínicos (especialmente fezes) ou provenientes de alimentos ou outros materiais nos quais a pesquisa de Salmonella se faz necessária, previamente enriquecidos em meios apropriados (GN, Selenito etc.)
- Precauções e cuidados especiais
- As amostras clínicas devem ser manipuladas com extrema cautela, pois podem veicular diversas doenças infecto-contagiosas (hepatite, SIDA etc.).
Seu descarte deve ser feito preferencialmente após sua autoclavação devendo-se evitar sua eliminação diretamente no meio ambiente.

Informações Gerais Sobre o Produto
a- Princípio de técnica
A amostra é inoculada em meio de enriquecimento apropriado (GN, Selenito etc.) e incubada no tempo e temperatura indicados no procedimento adotado, e depois inoculada na placa de Salmonella Cromogênico, aonde será incubada a 35-37 °C por 18-24h, analisando-se depois a coloração das colônias, sendo o gênero Salmonella identificado
presuntivamente pela coloração magenta das colônias. Posteriormente, deve-se realizar os procedimentos usuais para identificação bioquímica e sorológica adotados pelo laboratório.

b- Reagentes
Cada placa contém Salmonella Cromogênico, meio seletivo que contém cromogênios que permitem a identificação presuntiva de bactérias do gênero Salmonella bem como identificação presuntiva de coliformes que eventualmente se desenvolvam.

c- Armazenamento e estabilidade
Para fins de transporte o produto pode ser mantido em temperatura  ambiente por até 72h. No laboratório o produto deve ser armazenado em geladeira entre 4-8 oC, protegido da luz condição na qual mantém-se estável até a data de validade expressa em rótulo e em cada placa.

d- Precauções e cuidados especiais
- Este produto não pode ser congelado ou armazenado abaixo de 2 oC sob risco de sofrer desidratação;
- Não armazenar o produto em geladeiras tipo “frost-free” pois neste tipo de dispositivo o produto desidrata com o passar do tempo tornando-se inviável seu uso;
- Os reagentes são para uso diagnóstico in vitro, não devendo ser ingeridos . Ao descartar o material, atentar para os procedimentos de biossegurança.

 

Grupo Alfalab - Tudo para o seu Laboratório!

(21)  2225-7075

Rua Itapiru, 1473

Catumbi

Rio de Janeiro - RJ

  • Facebook App Icon
  • YouTube Classic
  • Google+ App Icon